Reuniões: Lista de presença e Ata para registro



É importantíssimo que todas as pessoas que participarem de cada reunião anote o nome com letra legível. Nessa folha precisa constar a data da reunião e o objetivo.

A ata é importantíssima para que todas as propostas lançadas e decisões de uma reunião estejam registradas, evitando possíveis desgastes. 

Caso considerem necessário, a reunião pode ser gravada em áudio, mediante a autorização de todos os participantes. Se for aprovado, facilitará a criação dessa ata. Eu gostava de primeiro esboçar digitando no computador a fim de organizar o texto da melhor maneira possível, e estando completo passava a limpo para o livro oficial.

Lembrando que em uma ata se utiliza texto corrido sem parágrafo, números por extenso e nomes completos.

Uma ata precisa ser escrita com letra legível, de caneta azul ou preta.

No início precisa ter a data e horário de início da reunião, bem com a data e horário de término da reunião.

Tudo precisa ser registrado, desde a oração, sem necessidade de detalhar, mas contendo o nome de quem realizou a oração, que desenvolveu a introdução, cada ponto abordado, o que aconteceu a partir d explanação, etc.

É importante também constar quem liderou a reunião e todas as pessoas que participaram, bem como o objetivo daquele encontro.

Quando se escreve uma ata no livro oficial, não podemos rasurar, então caso ocorra algum erro de grafia devemos usar o termo "digo, " ou ou  “onde se lê, lê-se"

Ao final é necessário constar o nome de quem fez a ata, com o seguinte texto: "E para constar, eu, xxxxx, lavrei esta ata". 

No final precisa constar a assinatura de quem realizou a ata e do líder responsável.

Se necessário baixe da internet um modelo de ata, que pode ser de qualquer tipo de reunião até mesmo profissional, pois as regras são as mesmas.

Lembrando também que existe regra para a abertura e encerramento de um livro, para se iniciar e finalizar o uso dele para aberura de outro.

 

Espero que essas dicas tenham ajudado!

Juliana Meni

--------------------------------

A explicação abaixo foi concedida com a colaboração de Rose Dantas.

ATA:

 A escrituração de uma Ata é importante para esclarecer e orientar os diretores e componentes da Equipe e também para dirimir dúvidas. Considerando que a Ata é um documento histórico, os seus registros devem servir de inspiração aos que nos sucederão.

 

1) possui um livro contendo no mínimo 50 folhas; 2) termo de abertura e fechamento; (Sendo a data tanto para abertura, como para fechamento a mesma data, e assinada pelo Diretor e rubricado; 3) fazer a margem; 4) Parágrafo só na primeira  ata, no inicio da Ata; 5) não pode haver espaço; 6) não pode haver rasuras; 7) quando houver rasuras escrever “digo” para corrigir ou  “onde se lê, lê-se” 8) datas e números e local deverá ser feito por extenso; 9)  deverá conter  data, local, os presentes etc.... ; 10) Toda Ata deverá ser redigida com o verbo no presente; 11) fazer o encerramento. (data do termino e assinatura do diretor e secretário). 12) nunca fazer uma Ata com caneta vermelha.

NORMAS:

     A ata é um documento de valor jurídico e após lavrada nada lhe poderá ser acrescentado nem modificado;

     É lavrada em livro próprio;

     Exige termo de abertura e de encerramento assinado por pessoas autorizadas, que deverão também enumerar e rubricar todas as folhas

      do livro. Normalmente são escritas à mão;

     Não se deixam espaços, nem se faz parágrafos para acréscimos nos espaços em branco;

     Em caso de erros, na redação, emprega-se a palavra “digo”. Após a redação, caso haja erro, usa-se o termo “em tempo”;

     As emendas devem ser escritas preferencialmente por extenso, evitando-se, também, as abreviaturas;

     As pessoas que forem mencionadas na ata da reunião deverão ter seus nomes escritos completos e também deverá ser mencionado o

      cargo que ocupam;

     São narradas do pretérito perfeito do indicativo;

     É aconselhável o uso de um livro de assinatura onde deverão constar: título, local, data da reunião e assinatura de todos os participantes.

PARTES DA ATA:

     Título: natureza da reunião;

     Dia, mês, ano, hora, local de sua realização;

     Sintetizar clara e precisamente as ocorrências verificadas;

     Apresentação dos assuntos;

     Síntese das resoluções tomadas;

     Resulto das votações;

     Qualquer outro fato tratado na reunião.

 

ATA COMPREENDE:

1.º - Introdução, que consta de data local e hora da reunião, presidente, secretário e presentes;

2.º - Contexto, no qual se registra na ordem em que forem discutidos, a leitura e a aprovação da ata anterior, o expediente e a ordem do dia;

3.º - Encerramento, não esquecendo o horário de encerramento;

4.º - Assinatura do Secretário e do Diretor.

A DIVISÃO DE UMA ATA:

Cabeçalho: Constará o número da Ata, tipo da reunião (Assembléia, conselho, etc....), nome da Igreja, data, local, quem preside, hora de início e informações sobre a existência de quórum. Exemplo: “Ata nº (número um) da assembleia da Igreja Metodista Wesleyana, realizada no dia (por extenso), em seu templo, sito (endereço da Igreja) ”.

 

O corpo da Ata: Contém as anotações de tudo o que aconteceu na sessão e que merece registro. Fica a critério do secretário (a) a indicação dos hinos que foram cantados, quem orou, sendo recomendável o registro quando se tratar de uma Ata histórica. As informações prestadas pelo presidente devem ser lançadas, pois, são de interesse histórico para a Igreja. A correspondência recebida e expedida pode ser mencionada, a critério do secretário (a).

O que é realmente importante em uma Ata são as decisões tomadas. O registro deverá ser claro e conciso. As propostas desaprovadas não precisam ser registradas. (Na transcrição de documento, proceder da seguinte maneira: Escrevê-lo no momento em que aparecer ou colocar a expressão “Anexo nº”) entre parênteses e transcreve-los no final da ata.

Cuidado especial no registro da exclusão de membros, citando especificamente o motivo, principalmente nos casos comprovadamente graves de pecados de sexo ilícito etc.. , pois este registro poderá ser utilizado pela justiça com prova documental pelas autoridades judiciárias.

Quando o secretário(a), depois de redigir a Ata descobrir a falta de um assunto, um nome trocado, uma informação incorreta etc..., Ele pode acrescentar um parágrafo com essa informação, assinando novamente a seguir.

 

O fecho da Ata: Existem várias formas para o encerramento da Ata, tais como: “de tudo lavrei a presente Ata, que vai por mim assinada e o será assinada também pelo presidente, após a devida aprovação”

A assinatura da Ata pelo presidente deverá ser após a leitura pelo secretário na reunião competente e se achada conforme o que foi efetivamente decidido.

             

A Linguagem da Ata: É aconselhável que se use o verbo presente, entretanto, não se pode afirmar que colocar o verbo no passado esteja errado. A linguagem deve ser clara e concisa. As concordâncias gramaticais devem ser observadas e o secretário (a) deverá possuir boa caligrafia.

 

As margens:  Podem ser de 2,5 a 3 cm cada lado. Nesse espaço podem ser anotados os títulos de cada assunto tratado para uma rápida localização, correções e outras anotações.

 

Parágrafos: A  Ata não deve possuir parágrafos. Entende-se o começar um novo assunto numa nova linha, deixando-se o final da linha anterior e o início da nova em branco. A razão de não ter parágrafos é para evitar que se acrescente alguma coisa no corpo da Ata. É válido destacar o assunto, escrevendo-se em letras maiúsculas o titulo da matéria, seguindo-se a sua assinatura.

 

Erros em Atas: As emendas a uma Ata são feitas na Ata seguinte a fim de evitar as rasuras, entretanto, o secretário (a) ao perceber um erro,  pode colocar ao fim da Ata as palavras: “em tempo”, e a seguir retificar na própria Ata. Seguindo-se a sua assinatura.

 

As rasuras: São correções feitas no corpo da Ata e só devem ser usadas em casos de real necessidade. Nesse caso deve haver uma ressalva com rubrica do secretário (a) à margem ou no rodapé, autenticando a correção. A expressão “digo” é outro recurso que pode ser usado pelo secretário (a) para uma correção imediata.

Ressalva:   ‘Na trigésima linha da página 4, entre as palavras “Bangu” e “evangelismo”, deve ser considerado o seguinte... ’

Termino de Praxe:    ‘Nada mais havendo a ser tratado, o Diretor Regional encerrou a presente reunião, e eu......................., Secretário, lavrei a presente ata, que se for aprovada, será assinada por mim e pelo Diretor Regional’.

Notas:

1)  Dificilmente um secretário (a) lavra as atas no momento em que reuniões e convenções se realiza a não ser em concílios em que as sessões seguintes exigem a leitura da ata da sessão anterior.

2)  Aponte, então, os assuntos de maneira clara e objetiva. O trabalho torna-se mais fácil quando o secretário recebe a ordem do dia.

 

Confeccionar Ata no computador ou online:

Hoje em dia já se pode confeccionar a Ata e ser impressa, sendo assim pode-se colar as páginas no livro Ata. Ou pode-se encaderná-las junto com a lista de presença, o que será feito no fechamento do Ano.

Segue link de Ata ser confeccionada online. : https://geradordeatas.com.br/?utm_source=blog-reuname&utm_medium=como-preencher-ata

 

TERMO DE ABERTURA E ENCERRAMENTO:

    ‘TERMO DE ABERTURA

 Este livro nº......contém .....folhas rubricadas por mim .....que servirá para registro de Atas da Reunião da(o) ............................. da (Instituição que vc pertence) em ............................. que fica aberto para os devidos fins.

 ......................., ....... de ........................ de .........

___________________________

DIRETOR /PESSOA RESPONSAVEL

 

TERMO DE ENCERAMENTO

Fica para os devidos fins encerrado este livro nº ..... Contendo ...... folhas rubricadas por mim que serviu para registro de Atas da Reunião da(o) ..........................da (Instituição que vc pertence) em ............................

 ........................., ...... de .................... de ..........

___________________________

DIRETOR /PESSOARESPONSAVEL

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário