Organizando os dízimos e as ofertas

 


Muitas igrejas possuem dificuldade para identificar o que é dízimo e o que é oferta, pois recolhem tudo junto. No entanto, pode-se considerar que o dízimo é um valor fixo que a igreja recebe mensalmente de X membros. Esse dízimo pode ser dado por qualquer pessoa mas geralmente ele é dado pelos membros. Assim, existe a viabilidade de saber quanto se tem em caixa para pagar as contas e quanto sobra para demais despesas, conforme a lista de prioridades. 

Assim, a oferta por ser esporádica, pode servir para alcançar metas específicas, juntando para alvos pré-determinados. 

Para alavancar essa organização, pode ser disponibilizar aos dizimistas um envelope liso ou personalizado com um espaço para se inserir o nome completo do dizimista + a data da entrega do dinheiro. 

Assim o dizimista coloca o envelope na salva, e o ofertante coloca o dinheiro direto nela. Dessa forma fica fácil do oficial da igreja saber o que é dízimo e o que é oferta. 

É de grande valia que tenha sempre 3 pessoas para a contagem dos dízimos e ofertas, onde a contagem precisa ser realizada 3 vezes e o valor precisa ser o mesmo, confirmando estar correto. O valor de entrada do dízimo e da oferta precisam ser anotados em um livro específico para isso, bem como a data e a assinatura + nome legível dessas 3 pessoas como testemunhas. 

Os envelopes pode ser guardados em um arquivo para futuras comprovações em caso de questionamentos jurídicos sobre entradas financeiras por exemplo.

Isso é um cuidado maravilhoso que evita desencontros, anotações incorretas e dúvidas de terceiros.

Espero que essas dicas tenham ajudado!
Juliana Meni

Nenhum comentário:

Postar um comentário