Escreva seu 1º livro

 



1º - Escrever os esboços aleatoriamente sempre que um assunto vier à mente. Quando não anotamos perdemos a ideia e depois fica mais difícil resgatar;


2º - Guarde seus esboços em um único lugar, seja em caderno, papéis soltos em uma pasta, bloco de notas do celular, enviando e-mails pra você mesma e guardando todos em uma pastinha do próprio e-mail, enfim, como achar mais confortável;


3º - Quando achar que já tem os conteúdos principais esboçados, dê um nome ao seu livro, e este será o nome da pasta no computador onde reunirá todos os textos passados a limpo;


4º - Comece a passar a limpo cada esboço, no seu tempo, sem se preocupar com a ordem deles. Tente apenas organizar os assuntos e desenvolver cada um deles.

Por exemplo:

O esboço 1 fala sobre oração. Coloque o título deste arquivo de Word como “Oração”.

Comece a digitar exatamente o que você rascunhou. Ao terminar, releia e melhore todo o texto, corrigindo os erros, ampliando a ideia, explicando melhor o que você quer dizer, inserindo referências bíblias, etc.

Aí você pega o 2º rascunho e vê que você escreveu sobre “Perdão”. Coloque o título deste arquivo de Word como “Perdão”.

Comece a digitar exatamente o que você rascunhou. Ao terminar, releia e melhore todo o texto, corrigindo os erros, ampliando a ideia, explicando melhor o que você quer dizer, inserindo referências bíblias, etc.

E assim sucessivamente...

Se você pegar um novo esboço sobre oração, abra o arquivo “Oração” e inclua ali mesmo o que você rascunhou. Ao terminar, releia e melhore todo o texto, corrigindo os erros, ampliando a ideia, explicando melhor o que você quer dizer, inserindo referências bíblias, etc.

E sempre que surgir um tema novo, crie um novo arquivo do word para ele.

Lembrando que todos os temas do word precisam estar salvos dentro da pasta com o título do seu livro.


5º - Outro passo importante é que você tenha essa pasta e arquivos no seu computador e não deixe de fazer back up no Google Drive a cada alteração, pois já tive a infelicidade de perder arquivos importantes por ter salvo apenas no computador ou apenas em um disquete/cd/ pendrive, dar problema e não conseguir recuperar. A nuvem é a melhor forma de garantia.


6º - Não tenha pressa de terminar seu livro nem escreva “para sempre” sem um objetivo de término. Identifique as dificuldades e crie suas metas considerando cada desafio.


7º - Quando considerar que todos os temas já foram desenvolvidos, considere-os como possíveis capítulos para seu livro.

Revive novamente os textos e escreva SEMPRE de uma forma que fique claro para o leitor. Sua escrita precisa ser clara e fazer com que as pessoas que não te conhecem compreendam o que você está querendo compartilhar. Não use termos “crentes”, gírias que somente públicos restritos conhecem, pois assim você pode fazer uma pessoa que não entende perder o ânimo de terminar a leitura, por não estar compreendendo.


8º - Quando considerar que já revisou tudo e fez tudo como deveria, contrate alguém especialista na revisão de textos para fazer isso de forma correta e profissional. Por mais que nos consideremos boas na língua portuguesa, essa revisão nos surpreende, pois é uma pessoa de fora do nosso contexto lendo para descobrir possíveis erros de digitação, de gramática, etc. E eles sempre aparecem por mais que revisemos!

Eu hoje em dia tenho alguém de minha confiança que faz esses trabalhos quando preciso, mas quando não tinha referências fazia o orçamento por uma plataforma de serviços on-line chamada de “Workana”. É um aplicativo! Você cadastra sua necessidade e os profissionais que fazem tal serviço entrarão em contato para passar seus orçamentos. Isso serve pra revisão de texto, serviços de redes sociais, tráfego pago, etc.

É importante saber que, existe uma formatação específica para livro físico e outra para Ebook na prática, mas essa revisão é especificamente do texto em si.


9º - Agora você precisa registar o seu livro na BN ( Biblioteca Nacional ), para evitar plágio. Você imprime ele todo em A4, frente e verso, depois rubrica todas as folhas.

Entre no site da BN, baixe o formulário de registro de obra, imprima, preencha todos os dados, e envie a eles pelos Correios ( de forma registrada ), junto com o boleto do DARF pago. Esse boleto também é gerado pelo site da BN.

Sugiro guardar uma cópia digitalizada desse arquivo completo rubricado + o boleto e comprovante de pagamento + foto do pct preparado para envio à BN + o comprovante de postagem dos Correios.

Leva meses para eles darem um retorno, acho que uns 6meses, mas eles enviam também pelos Correios a resposta com um código. Esse código precisa ser passado para a pessoa que fará a contracapa do livro, onde fica o código de barras se não me falha a memória.

 

10º - Capa de livro e demais artes de trabalho sempre faço com a mesma pessoa pois confio. O que ele faz atende exatamente o que eu quero então nem gosto de tentar com outra pessoa. É um serviço que não é muito barato, mas como não gosto de colocar valor ao trabalho dos outros, me organizo para pagar o que for cobrado, mesmo que eu leve tempo pra juntar, e sigo adiante! É um investimento e sei que todo conhecimento de estudos e dedicação da pessoa tem seu valor. Nunca me arrependi!

Além da capa e contracapa do livro, você pode pedir que faça também as artes de divulgação dele com o tamanho específico para capa de facebook, para postagem no instagram, pois o formato é muito diferente!

11º - O Ebook você formata em A4 e precisa ter o índice automático. Geralmente quem revisa os textos também faz isso! Se preferir fazer sozinha, siga o tutorial “Como Criar Sumário / Índice Automático no Word [Passo a Passo]” disponível no canal “Ninja do excell”, no YouTube. 

 

11.1 - Estando com o arquivo do word devidamente configurado com o índice, salve este arquivo em pdf;

11.2 - Converta a capa e contracapa para pdf no tamanho A4, caso estejam em imagem;

11.3 - Agora unifique no mesmo arquivo e nessa ordem: capa, ebook, contracapa.

11.4 - Ou você vende apenas divulgando e enviando seu pdf à pessoa pelo zap correndo o risco dele ser compartilhado, ou você vende através de uma plataforma como a Hotmart ou Nutror. A Nutror tem um lucro maior, mas fica a seu critério.

Existe um curso on-line que paguei acho que R$ 10,00 ano passado e que ensina todo o passo a passo para criar um curso on-line e/ou um ebook. Ensina detalhadamente como cadastrá-lo na plataforma Nutror. Valeu a pena ! Não sei o valor que está hoje. Muito bem explicado e apesar do foco da minha compra ter sido pra aprender a criar um curso, também ensina a parte de Ebook. Pode te ajudar também. O contato de whatsa da equipe dela é 61 9644-9823.


12º º - Por fim, no que tange ao Livro físico, você precisa definir se será produção independente ( como eu fiz ), ou se tentará apoio de alguma editora que custeie todo o processo, o que é muito raro de acontecer com pessoas que estão escrevendo pela primeira vez e ainda não são conhecidas.

Ah, nesse caso a formação é A5 mas você pode enviar em A4 mesmo para orçamento à editora, pois eles farão todo o processo de preparo com as margens adequadas, etc e tal. A capa e contracapa alguns lugares também fazem mas sinceramente eu prefiro fazer do jeito que te expliquei. Com a própria editora fazendo não sei qual seria o valor a mais.

A fonte eu prefiro que seja mediana e com um espaçamento que não deixe os textos muito agarrados. Eu por exemplo não leio livros assim, então pensei nisso ao formatar.

Fiz vários orçamentos e então escolhendo a editora, o local imprimiu 100unidades, pois era o que eu poderia arcar naquele momento. Mas quanto maior a quantidade menor o valor. Eu fiz com a gráfica de uma pessoa conhecida, mas confesso que não gostei do resultado final da colagem.

Não costuma ser muito barata a confecção então para que você também não cobre muito caro e ter retorno ao menos do gasto de produção, não crie um livro com muitas páginas. O meu tem 114 páginas em A5.

Você precisa passar pra eles também uma cópia do registro na BN pois é um código importante, o nome de quem revisou, de quem criou a capa, etc.

Se não me falha a memória custou R$ 19,00 a unidade, já incluindo um plástico de proteção em cada um.

 

Bom... acho que é isso!

Espero que ajude!





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